Mercados

Mercado de Fibras Ópticas

Tal como ocorre com os fios e cabos elétricos, as fibras ópticas são codificados por cores para o seu rápido reconhecimento no campo durante a instalação dos cabos.

Em um “Loose Tube”  ou “Buffer Tube” de cabos de fibra óptica contendo fibras múltiplas, cada fibra tem de ser distinguida das outras por meios de uma codificação de cor padronizada. Durante a união de duas extremidades, as fibras de mesma cor são unidas para garantir a adequada continuidade num sistema de fibras ópticas.

O padrão estabelecido pelas Normas ANSI / EIA 359-C e pela TIA / EIA-598-A é o mais amplamente utilizado para a codificação de fibras na indústria óptica. Esta norma define esquema de cores para a identificação recomendado para fibras individuais, “Loose Tubes” de fibras, e unidades individuais de fibras dentro de um cabo de fibra óptica, tanto para instalações e aplicações internas quanto externas.

O polímero mais utilizado para a produção dos “Loose Tubes” é o Poli Butileno Tereftalato (PBT), que confere a maioria das propriedades exigidas pela aplicação final. A tabela abaixo indica os códigos atuais de cores usados para fibras ópticas conforme as Normas já citadas bem como os códigos comerciais da AGILCOR para os masterbatches para PBT.

Trabalhe Conosco